Media Digital e Socialização

Media Digital e Socialização
Mundo digital E-Portefólio

O mundo é uma aldeia global digitalmente...

O mundo é uma aldeia global digitalmente...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Redes sociais

A utilização de redes sociais por parte dos jovens, desde a pré-adolescência, é uma realidade. Muitos estudos começam a ser feitos relativamente a essa temática/nova situação. Um deles retrata bem esse novo conceito de socialização e de comunicação humana, especialmente entre a camada mais jovem, os nativos digitais para quem tudo isto faz mais sentido.

Social networking sites have very quickly become highly popular means of communication and leisure activity for many people across the industrialized countries. At the time of this study it had become the method of choice for virtual communication for many (especially younger users), challenging MSN, texting and email. Users were attracted to the sites’ easy-to-use interfaces which allowed them to communicate efficiently with friends and to express themselves, supporting a new and fun way to maintain and enlarge their social networks.[1]


Tratando-se de jovens os seus principais utilizadores, sabemos que tudo remete essencialmente para a questão da afirmação da identidade, desde logo na apresentação ou perfil que delineiam e onde disponibilizam informação, verídica, ou não, juntamente com textos e outros documentos/ficheiros. A facilidade de se poder ficar anónimo e de não ser descoberto, nem por familiares, nem por intrusos, é também aliciante. A capacidade de comunicar sincrónica ou assincronicamente com amigos ou desconhecidos é facilitada pela ausência corpórea num espaço comum e por se poderem partilhar inúmeros materiais. O facto de ser um espaço ausente de restrições a nível do grupo de adultos é também encarada como uma mais-valia para os adolescentes. Alguns benefícios deste tipo de ferramenta, segundo o estudo britânico, atrás referido, são:

“• A fun and engaging leisure activity;
• An efficient way to manage existing relationships;
• A way to build new relationships;
• A tool to build confidence. This was especially appealing to the teenagers in the research group, who often found it difficult to communicate with the opposite sex;
• An opportunity to be ‘someone they were not’. This involved setting up an account as another person. This could be done out of curiosity, although some were using social networking sites to impersonate other people they knew and to get them into trouble or to bully them. “[2]

De tudo isto constatamos que estamos, efectivamente, perante uma nova forma de comunicação e de sociabilização que veio para ficar!

Saudações,

Isabel Trabucho
[1] http://www.ofcom.org.uk/advice/media_literacy/medlitpub/medlitpubrss/socialnetworking/annex3.pdf

Sem comentários: