Media Digital e Socialização

Media Digital e Socialização
Mundo digital E-Portefólio

O mundo é uma aldeia global digitalmente...

O mundo é uma aldeia global digitalmente...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O estudante do século XXI

A chegada das novas tecnologias de informação e comunicação ao quotidiano dos cidadãos e das escolas constitui-se, acima de tudo, por um espaço de partilha, de acesso fácil e de liberdade comunicacional e de interacção social, tendo recebido, desde logo, uma grande adesão por parte das camadas mais jovens da população, que já são designados por nativos digitais, pelo facto de terem já nascido e/ou crescido nestas últimas duas décadas em que o ambiente digital se impõe nas mais básicas operações da vida diária.
Abrem-se novos horizontes e novas perspectivas a nível de relacionamento social e cognitivo. No entanto, as novas tecnologias como fontes de informação não trazem, só por si, riqueza cultural. Daí que cabe à escola a integração destas, numa vertente pedagógica, no combate às desigualdades, revelando aos jovens as verdadeiras potencialidades e valências da tecnologia que utilizam, geral e estritamente, no sentido lúdico.
A internet, pelo manancial de informação de que dispõe, tem permitido práticas que introduzem mudanças significativas na forma como se aprende, em particular no contexto de sala de aula. Gerou uma nova relação entre os alunos e o modo como aprendem e interagem com a informação disponível, por ser igualmente uma forma de comunicação planetária, intercultural e transversal, de acesso fácil a um alargado número de cidadãos.

Sem comentários: