Media Digital e Socialização

Media Digital e Socialização
Mundo digital E-Portefólio

O mundo é uma aldeia global digitalmente...

O mundo é uma aldeia global digitalmente...

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Identidade social na adolescência

Blog - uma janela do eu para o mundo

A busca da identidade apresenta-se com o grande desafio da adolescência. A descoberta de si próprio, da sua imagem e dos seus pensamentos e emoções adquire importância vital nessa fase da vida.
Com o advento da internet, das redes sociais e das novas tecnologias que proporcionam aos jovens a capacidade de criarem o seu próprio espaço virtual em que podem revelar os seus gostos pessoais, os seus conflitos interiores, as suas emoções, a descoberta do corpo e do sexo, entre outros. Revela-se e aprofunda-se a identidade, fala-se de si próprio, expressam-se as crenças, relatam-se as relações interpessoais. Em todo este processo a linguagem é o meio privilegiado para a construção de uma identidade.
No mundo virtual, o aspecto corpóreo e tangível esbate-se dando lugar a uma abstracção em que o género, a raça, as características físicas, a idade e o aspecto passam para segundo plano ou são facilmente recriadas na guarida do anonimato que o ambiente digital permite. Deste modo, altera-se a identidade com muita facilidade, inventam-se papéis, cria-se uma linguagem própria, avatares e outros códigos muito próprios.
Por trás de uma face oculta (!), os jovens manipulam e mantêm os blogs a que têm acesso com facilidade, espiam outros tantos e vão assim construindo a sua identidade. A construção do blog assemelha-se assim à própria formação da personalidade com a liberdade de expressão/revelação de si mesmo pela facilidade com que se comunica sem o constrangimento da presença física e do corpo que, muitas vezes, não é bem aceite ainda pelo jovem. Daí a popularidade entre os jovens deste tipo de página na internet, gratuita, de fácil acesso e construção, em que se escusam a uma total identificação, se assim o quiserem. Podem-se fornecer dados pessoais falsos, inventar pseudónimos, fornecer dados para uma conversa online através de email ou instant messenger.
A internet veio, indubitavelmente, facilitar aos jovens uma parte essencial da sua vida – a criação da identidade, pela flexibilidade com que se criam relações e interacções com os outros, de forma descontraída e anónima, através de uma linguagem própria, criativa e inovadora. A necessidade que todos temos de expressar as nossas, ideias, opiniões, experiências e sentimentos, ainda mais, nessa faixa etária, fica assim efectivamente garantida pelo recurso às novas tecnologias.
Os factores intrapessoais, interpessoais e culturais que influenciam a formação da identidade do jovem, pela semelhança e continuidade, são, de algum modo, bem patentes neste tipo de utilização das novas tecnologias pelos adolescentes.
No entanto, não deixa de ser uma actividade, ainda que social, muito solitária, pelo que cabe aos educadores, pais e professores a formação pelos valores, pela responsabilidade, não permitindo que o jovem fique sempre entregue a si mesmo, nas diversas opções que faz.

Continuação de bom trabalho!

Isabel Trabucho

Sem comentários: