Media Digital e Socialização

Media Digital e Socialização
Mundo digital E-Portefólio

O mundo é uma aldeia global digitalmente...

O mundo é uma aldeia global digitalmente...

domingo, 17 de janeiro de 2010

Glossário digital

Copyright:

Copyright - Direito autoral é a denominação utilizada na referência aos direitos dos autores, no que diz respeito às suas obras intelectuais, sejam literárias, artísticas ou científicas.
O símbolo utilizado, a nível internacional é o seguinte: Copyright "©"
Direitos autorais não são necessariamente o mesmo que copyright em inglês. O sistema anglo-saxão do copyright difere do de direito de autor. Os nomes respectivos já nos dão conta da diferença: de um lado, tem-se um direito à cópia, copyright ou direito de reprodução, do outro, um direito de autor; neste, o foco está na pessoa do direito, o autor; naquele, no objecto do direito (a obra) e na prerrogativa patrimonial de se poder copiar. Devem ser percebidas as diferenças entre o direito autoral do chamado sistema continental europeu - Sistema romano-germânico, do sistema anglo-americano do copyright, baseado no Common Law, cuja característica diferencial reside no facto do Direito Autoral ter por objectivo fundamental a protecção do criador, ao contrário do Copyright que protege a obra em si, ou seja o produto, dando ênfase à vertente económica, a exploração patrimonial das obras através do direito de reprodução. No uso do direito de reprodução, o titular dos direitos autorais poderá colocar à disposição do público a obra, na forma, local e pelo tempo que desejar, a título oneroso ou gratuito.

http://en.wikipedia.org/wiki

1 comentário:

Isabel Trabucho disse...

Esta actividade de construção de um glossário de termos digitais foi muito útil e produtivo, pois, nos tempos actuais e no nosso quotidiano, deparamo-nos com essa nova terminologia que, embora embora frequente, muitas vezes nos escapa ao entendimento.
Fez-me reflectir e incrementar o meu conhecimento e gosto pelas novas tecnologias e servir-me-á, mais tarde, para a minha actividade enquanto professora bibliotecária, em prol dos meus alunos.