Media Digital e Socialização

Media Digital e Socialização
Mundo digital E-Portefólio

O mundo é uma aldeia global digitalmente...

O mundo é uma aldeia global digitalmente...

domingo, 17 de janeiro de 2010

Mundo digital - os miúdos de hoje

Neste novo paradigma educacional, há ideias-chave que convém reter e que se coadunam com algumas características inatas a estas novas gerações. Assim, sabemos que é primordial uma aprendizagem mais activa, em que o aluno possa ir aprendendo enquanto explora os recursos e instrumentos colocados à sua disposição. Esta perspectiva assenta no princípio de que a acção gera a aprendizagem, ou seja, aprende-
-se mais e melhor fazendo. Mas é importante que o aluno entenda o propósito e a funcionalidade que dão sentido à actividade, pois, trata-se sobretudo de um processo cognitivo intencional.
Ora, segundo alguns autores, Haymore-Sandholts, Ringstaff & Owyer (citados por SILVA, 2004: 6), a integração das novas tecnologias na escola melhora as aprendizagens, desde que sob determinadas condições, como sejam o modo como os docentes encaram o ensino e o valor de determinadas actividades pedagógicas; o uso das novas tecnologias como instrumentos/recursos integrantes das actividades pedagógicas no seguimento de uma planificação coerente e de metas e objectivos pedagógicos adequados; a colaboração e articulação dos diversos docentes e saberes numa prática em contínuo aperfeiçoamento contínuo; a visão a longo prazo de muitas práticas e da integração das novas tecnologias da informação e da comunicação no quotidiano escolar e no contexto de sala de aula.

1 comentário:

Anónimo disse...

Os jovens hoje gostam de marcar a sua identidade nas redes sociais, gostam de produzir mais do que receber, de actividade em vez de passivamente receberem o que lhes é dado.