Media Digital e Socialização

Media Digital e Socialização
Mundo digital E-Portefólio

O mundo é uma aldeia global digitalmente...

O mundo é uma aldeia global digitalmente...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Novos métodos de aprendizagem

EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

É interessante este novo método de aprendizagem. Pierre Lévy explica as suas vantagens e as suas potencialidades. É o futuro já no presente!


O sociólogo francês Pierre Lévy (n. 1956) é, indiscutivelmente, um dos mais destacados pensadores sobre a inserção das tecnologias da informação e da comunicação na vida do homem contemporâneo. No corpo da sua obra, não faltam livros que apresentam e debatem as potencialidades das TICs relativamente à cognição humana, à produção do conhecimento e às relações político-culturais.
Entre elas figuram: L’idéographie dynamique. Vers une imagination artificielle? (1991) e L’intelligence collective. Pour une anthropologie du cyberespace (1994). Na primeira, Lévy analisa o surgimento de meios informáticos que teriam fundado uma espécie de escrita (denominada de ideografia dinâmica), não ancorada nem na oralidade nem na tradução visual dos sons ( como faz a alfabética), na verdade, um recurso visual de auxílio ao pensamento, baseado em imagens animadas que possibilitaria novas formas de entendimento a partir de signos visuais, dinâmicos e interactivos. No segundo, apresenta, em diferentes épocas, o que chama de “manifestação antropológica do espaço”, até conceber, a partir da actuação dos meios informáticos, a vigência de um espaço do saber (ou da inteligência colectiva) viabilizado pela interactividade simbólica dos diferentes indivíduos e conhecimentos.

Sem comentários: