Media Digital e Socialização

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O mundo é uma aldeia global digitalmente...

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segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A importância dos media

Few would deny that media play a central role in the lives of today’s children and adolescents. Their homes, indeed their bedrooms, are saturated with media. Many young people carry miniaturized, portable media with them wherever they go. They comprise the primary audience for popular music; they form important niche audiences for TV, movies, video games, and print media (each of these industries produces extensive content targeted primarily at kids); they typically are among the early adopters of personal computers (indeed, of most new media) and are a primary target of much of the content of the World Wide Web.[1]



Sendo esta a verdadeira realidade em que vivem os jovens das sociedades em países industrializados, não nos restava alternativa senão unirmo-nos a eles, no sentido de lhes despoletar uma consciência cívica participativa, através dos meios de comunicação digital e das novas tecnologias. Sabemos o quão distanciados os adolescentes se encontram dos seus deveres como futuros cidadãos, assim como de tudo o que tenha a ver com o adultism, fechados como estão no seu processo de amadurecimento e embrenhados num sem fim de actividades que lhes interessa e os motivam socialmente. Ora, o uso dos meios de comunicação digital é, indubitavelmente, uma ferramenta que os introduz no mundo pouco interessante dos adultos, fazendo-os participar em actividades e levando-os a interagir relativamente a temáticas de que se encontravam completamente apartados. Deste modo, a agency de que se fala, sendo embora mediada por adultos, parece-nos um bom meio de ultrapassar o fosso (gap) que existe entre gerações, para além de fomentar e cultivar o interesse dos jovens pelos problemas e questões democráticas da sua comunidade, ou até região ou país. Ao sentirem que se encontram já integrados nela e que podem ter um peso nas tomadas de decisão, certamente que participarão com afinco no trabalho colaborativo que lhes for pedido e onde poderão desenvolver a sua criatividade e expor também o seu modo de ver o mundo e os outros.
Infelizmente, no nosso país, temos assistido à baixa cultura cívica, à falta de informação relativa a aspectos como a solidariedade, a política, problemas sociais, éticos, morais, à quase ausente participação na vida comunitária local, à fraca liderança social, levando-os a uma completa incapacidade de se expressarem sobre aspectos da cidadania e da sociedade em geral (Adultism).
Os estudos revelaram-se profícuos nas suas conclusões e levam-nos a pensar no bom uso que podemos dar a certas ferramentas para atingir objectivos muito louváveis.

Isabel Trabucho

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